fbpx

10 dicas para quem quer aprender a surfar

10 dicas para quem quer aprender a surfar

 

 

Introdução:

Surfar é uma sensação indescritível e sem dúvidas uma das experiências mais mágicas e divertidas que uma pessoa pode experimentar. Ao mesmo tempo, também é um dos esportes mais difíceis de aprender. Mas a gente garante que esse esforço vale muito a pena! 

 

O surf traz vários benefícios para o corpo, mas também faz muito bem para a mente. Além de novos hábitos como acordar mais cedo para praticar, te coloca sempre em contato com a natureza, no caminho para uma vida mais saudável. 

 

Muitas pessoas aprendem a surfar na infância ou adolescência, mas pessoas mais velhas também podem e devem começar. Não existe idade para começar a surfar! Basta ter paciência, disciplina e muita disposição para remar 🙂 

1 – Aprenda a nadar

Para surfar com segurança, é fundamental saber nadar bem! O mar tá sempre em constante mudança e quem surfa precisa estar preparado para esse ambiente. Pode acontecer do leash (aquela cordinha que prende a prancha no pé do surfista) arrebentar ou acabar tomando uma série de ondas na cabeça. Por isso, tem que saber nadar e se virar mesmo sem a prancha por perto. Além de trazer mais segurança pra esses momentos, a natação é uma atividade complementar que ajuda a desenvolver movimentos e músculos importantes para o surf! 

 

2 – Se matricule em uma escola de surf 

Como a gente já falou ali em cima, o surf é um esporte radical muito difícil de começar. Por isso, a gente recomenda aprender com professores, que vão estar capacitados e com experiência para te ensinar de acordo com o seu nível e habilidades. A gente acredita que essa é a forma mais rápida e segura de aprender! Ao fazer aula em uma escola de surf, você vai receber toda atenção e dicas necessárias, além de poder testar diferentes pranchas durante as aulas e descobrir qual se adapta melhor ao seu momento de surf. Se na sua praia não tiver nenhuma escola, pergunte para um surfista experiente se ele conhece alguém que dê aulas particulares e possa te acompanhar. 

 

3 – Busque grupos de pessoas que estão aprendendo também

Uma boa dica para quem está aprendendo, é buscar por grupos de pessoas que também estão aprendendo a surfar. Além do surf ficar muito mais legal com amigos por perto, vocês ainda podem combinar viagens, treinos, trocar ideias e experiências sobre cada etapa que estão vivendo. 

 

4 – Procure atividades que complementam o surf

Existem algumas atividades que podem te ajudar no preparo para o surf. Além da natação que já falamos ali em cima, a yoga é muito recomendada, principalmente por auxiliar no equilíbrio e flexibilidade. Além disso, a musculação e treinamentos funcionais também são importantes para ajudar no fortalecimento muscular, evitando lesões.

 

5 – Tenha paciência

Talvez essa seja a dica mais importante de todas. Tenha paciência. A evolução no surf é lenta, mas a diversão é recompensadora. Pode ser que você consiga ficar em pé na prancha no primeiro dia, mas pode ser que demore 3 meses. Respeite o seu processo de aprendizagem e evite se comparar com as outras pessoas. Se lembre sempre que o melhor surfista é aquele que mais se diverte!  Além disso, o surf não depende só da nossa força de vontade e disciplina. O mar nem sempre está do jeito que a gente gostaria. Uma onda boa depende de muitas condições, como o swell, vento, maré. O surf nos coloca de frente com alguns medos e muitos desafios. Mas lá na frente você vai perceber que valeu muito a pena e que esse esporte é realmente transformador. Tenha paciência e não desista.

 

6 – Coloque o surf na sua rotina

Aqui vai uma dica que é difícil até para surfistas mais experientes. As melhores condições variam bastante de acordo com o lugar, mas em boa parte dos lugares costuma ser de manhã bem cedinho, antes do vento entrar. Por isso que antes mesmo do sol nascer já vemos surfistas chegando na praia. A gente sabe que não é fácil acordar cedo, principalmente se você mora em uma região mais frio. Mesmo que você não more perto da praia, busque encaixar o surf no seu fim de semana. O importante é criar o hábito e ir para a água. Quanto mais você conseguir praticar, melhor! 

 

7 – Respeite os seus limites

Se você tá aprendendo a surfar, nada de cair em um mar com ondas grandes só porque alguém colocou uma pilha. É muito importante entender os seus limites e surfar em ondas de acordo com o seu nível. A gente só recomenda se arriscar em ondas maiores quando já tiver total independência, controle e segurança para dar esse passo adiante. 

 

8 – Conheça as regras

Pode não parecer, mas o surf é um esporte cheio de regras básicas para que todo mundo possa surfar e se divertir em segurança. A primeira delas é não “rabear”. Isso quer dizer que quem está mais perto do pico, onde a onda quebra, tem a preferência. Além disso, se alguém já está entrando ou surfando a onda, nunca entre para surfar também. Isso atrapalha quem estava na preferência. Além disso, é importante sempre segurar a sua prancha, para evitar que ela cause algum acidente. Respeite a natureza e os surfistas locais. Em um esporte com tantas regras para a boa convivência, o bom senso tem que sempre prevalecer. Paz, amor e muito surf! 

 

9 – Espere para comprar equipamentos

Quando estiver aprendendo a surfar, não precisa se apressar para comprar prancha e um monte de equipamentos. Se você escolher aprender em uma escola de surf, eles vão disponibilizar as pranchas deles, que tem uma boa estabilidade e são ideais para iniciantes. Depois de um tempo praticando, se você quiser aprender a surfar com pranchas menores, o professor vai começar a “diminuir” o tamanho das suas pranchas. Conforme for evoluindo e se tornando mais independente no mar, já fará mais sentido investir em um equipamento que se adeque ao seu nível.

 

10 – Cuidado com o sol! 

Não adianta, quem surfa tem que ter cuidado redobrado com o sol. Quem pratica esportes no mar como surf, bodyboard, kitesurf e natação acaba ficando muito exposto às radiações solares e precisa se proteger de verdade. Por isso, não se esqueça de passar filtro solar! Afinal, cuidar da pele também é questão de saúde! PureSun é um protetor que oferece alta proteção FPS 60 (UVB) e UVA 39. Ele foi desenvolvido para quem ama passar horas dentro d`água praticando esportes e por isso oferece alta proteção e resistência. A fórmula é totalmente vegana, dermatologicamente testado e livre de substâncias que façam mal para a sua saúde ou para os oceanos.

 

×

Olá

Mande-nos uma mensagem que logo entraremos em contato!

× Como posso te ajudar?